Moip Developer Center

Seja bem vindo à página de documentação do Moip. Aqui você encontrará a documentação e referência completa das nossas APIs e produtos.

Referência API     Documentação

Introdução

As novas APIs Rest do Moip permitem que você receba pagamentos em seu website ou em sua aplicação móvel de forma simples e segura. Nossas APIs de pagamento viabilizam desde uma integração simples, como a de uma loja virtual com o modelo E-commerce, até a implementação de Marketplaces que conectam compradores e vendedores.

As próximas seções apresentam uma visão geral dos serviços e ferramentas do Moip e dos principais usos que podem ser dados para nossas soluções. Devs podem preferir ir direto para a Referência completa ou para a seção Como começar .

Sobre o Moip

O Moip é uma solução full stack, completa para pagamentos online. Isso significa que cuidamos de tudo o que é preciso para receber pagamentos na web ou em uma aplicação móvel. Análise anti-fraude, contratos com os meios de pagamentos, gateways, segurança de dados sensíveis, tudo isso é por nossa conta e com poucas linhas de código você ou o seu cliente já podem começar a cobrar pelos seus produtos e serviços.

  • Somos diferentes dos intermediadores. Não nos preocupamos em cadastrar compradores. Não intermediamos o fluxo de pagamento com redirecionamentos e cadastros desnecessários.
  • Somos diferentes dos gateways de pagamento. Fazemos muito mais do que simplesmente trafegar informações e conectar sistemas. Cuidamos da fraude, da segurança, dos contratos e de toda a burocracia para aceitar pagamentos online.

Histórico das nossas APIs

Em 2009, fomos a primeira empresa da América Latina a abrir as nossas APIs no mercado de pagamentos. Fomos também pioneiros e lançamos o conceito de Checkout Transparente. Ajudamos a desenvolver o mercado de Marketplaces e Assinaturas no Brasil, com as nossas soluções. Passaram-se 5 anos. A tecnologia mudou. O mercado mudou. Estava na hora de voltar às nossas origens e dar mais um passo. Por isso resolvemos re-escrever todas as nossas APIs baseado em um novo conceito que facilite a vida dos nossos desenvolvedores parceiros. E este é só o começo.

Usos mais comuns

E-commerce e M-commerce - O Moip é usado por milhares de websites e lojas virtuais como solução para o recebimento de pagamentos por cartão de crédito, boleto e débito online. Todo o fluxo de pagamento ocorre no checkout da loja/site. Oferecemos diversos serviços que aumentam a conversão de vendas e auxiliam os lojistas na operação de pós-venda. Esta é integração mais simples e requer apenas o uso das APIs de Pagamentos e do Moip.js.

Pagamentos em Apps - As mesmas funcionalidades disponíveis para websites agora podem ser utilizadas dentro de Aplicativos móveis. A nova versão da API do Moip foi pensada para propiciar a melhor experiência de compra em Apps. É possível submeter uma transação com número reduzido de dados do consumidor, cadastrar o cartão para uso posterior e controlar todos os passos do checkout. A integração é realizada combinando o uso das Apis de Pagamentos e dos SDKs Mobile.

Serviço de pagamento para terceiros - O Moip também é utilizado por parceiros que queiram oferecer a nossa solução de pagamentos como parte de sua plataforma de serviços. Este é o caso das plataformas de e-commerce, dos softwares de cobrança e de qualquer outro negócio que precise de uma solução de pagamentos para terceiros e que não possa ou não queira perder tempo construindo uma. Esta integração envolve o uso das APIs de pagamento em conjunto com o Moip Connect.

Marketplaces - O Moip é a solução mais completa e poderosa do mercado para negócios que facilitam transações entre compradores e vendedores. Marketplaces podem fechar vendas em seu ambiente sem se preocupar com questões regulatórias, legais ou que envolvam o gerenciamento da segurança das transações. É possível dividir o pagamento em tempo real e com isso cobrar comissões de venda. Também é possível controlar o fluxo de liquidação e com isso gerenciar o comportamento de compra dentro do seu ambiente. Estas funcionalidades estão inclusas nas APIs de Marketplace e no Moip Connect.

Assinaturas e cobranças recorrentes - Ideal para o gerenciamento e cobrança de mensalidades, assinaturas e pagamentos recorrentes. Por meio das APIs de Assinaturas você pode fazer cobranças automáticas, no valor e intervalo que escolher por meio da criação de planos que serão oferecidos aos seus clientes.

Segurança

O Moip recomenda que qualquer lojista que armazene, processe ou trafegue dados de cartão de crédito em sua aplicação siga as normas do PCI Compliance.

Para reduzir o trabalho de compliance com as normas, mantendo o fluxo de pagamento em seu site ou app, você pode optar por utilizar o Moip.js ou utilizar nossos sdks iOS e Android. Para integrações mais rápidas também é possível utilizar o Checkout Moip .

Suporte

Qualquer dúvida, entre em contato diretamente com nossos Devs pelo dev@moip.com.br, ou clicando aqui para abrir o widget de suporte, se preferir use o icone disponível nesta página localizado no canto inferior direito.

Caso queira conferir os nossos sdks acesse Github.com/moip.

Se você recebeu um erro inesperado em nossa API como erro 500 ou “Ops… We were not waiting for it” nos reporte através desse formulário

Changelog

Criamos uma página especial para que você possa acompanhar nossas principais mudanças alem de uma lista de notificação. Clique aqui para acessar essa página e se cadastre para receber as notificações de alteração por e-mail.

Acompanhe também pelo HitchHQ

Abordagem RESTFul

As novas APIs do Moip foram implementadas com base na arquiteura RESTful. Para nomear os recursos usamos nomes (Pedidos, Pagamentos, Clientes e outros) e suportamos diversas chamadas HTTP Verbs para cada recurso. Desta forma, o mesmo recurso, por exemplo, “v2/customers/” pode ser usado tanto para criar um novo Cliente, através do método “POST”, quanto para consultar uma lista de clientes “GET”.

Além disso, usamos o conceito de HATEOAS e cada recurso possui como atributo um conjunto de hyperlinks que podem ser usados para automatizar a sua aplicação.

Quer bater um papo sobre design de APIs? Fale com a gente pelo email dev@moip.com.br.

Introdução